Símbolos heráldicos

Vacariça tem Brasão deste 23 de Dezembro de 1925. É formado por 2 báculos de ouro em arpa que representam as armas da ordem de S. Bento. O campo das armas é de cor negra, porque o esmalte negro representa a terra e significa firmeza, obediência, honestidade e cortesia. Tem cachos de uvas porque na Vacariça a fonte principal de riqueza é a vitivinicultura.
 
No largo Visconde do Valdoeiro encontra-se um monumento erguido em 3 de Junho de 1929 que simboliza toda a história da Vacariça. Na coluna encimada por uma esfera armilar, está colocado o brasão de armas da Vacariça e nas quatro faces da memória, estão gravados também uns pequenos brasões; da Nacionalidade Portuguesa; da Cruz de malta; das Cinco Chagas de Cristo e do brasão da Mealhada. Também estão gravadas breves legendas sobre a história da Vacariça.
 
Brasão de armas - O campo das armas é de cor negra, porque o esmalte negro representa a terra e significa firmeza, obediência, honestidade e cortesia. Tem cachos de uvas porque na Vacariça a fonte principal Visconde do Valdoeiro encontra-se um monumento erguido em 3 de Junho de 1929 que simboliza toda a história da Vacariça.